26 setembro, 2012

Pedestre é ignorado na Avenida Presidente Antonio Carlos, na região que vai do Hospital Belo Horizonte até à UNI-BH


Amigos, eu não gosto de fazer do Blog um "muro de lamentações" Mas tudo tem limite!
Resolvi então deixar registrado aqui o meu protesto com relação à indiferença da BHTRANS, para como o Pedestre específico da região do IAPI. 
Sei que eu fui atá boazinha, falando apenas da nossa realidade, poderia ter falado muito mais, não é?
Vejam isso:

Não é a primeira vez que acontece o fato a seguir, e nem sou a única a reclamar do que  se segue:

Eu perdi um compromisso muito sério nesta tarde. 
Eu deveria estar na PUC/Cor. Eucarístico às 15:00.  Como a avenida ainda está em "obras" ou seja, novamente em obras,, eu saí de casa às 13:00 para pegar o Ônibus 5401, São Luiz/Dom Cabral.
Fiquei uns 35 minutos em pé sem nenhuma segurança de trânsito no local. 
O ônibus não parou e eu tive que andar uns 100 a 200m abaixo, para esperar novamente por mais 40 minutos. 
O pedestre fica exposto ao bom senso dos motoristas, já que dividimos o mesmo espaço.
Neste tempo, eu ví duas senhoras quase atropeladas, pena que eu só tirei fotos depois do acontecido.
Vejam as fotos do local:
Imagem inline 1
Local onde era um ponto de ônibus, entre o IAPI e a Igreja Batista da Lagoinha. Sem calçamento, sem sinalização para os motoristas  e sem placa de ônibus. 
Repare que não há uma divisão sequer, separando a via dos pedestres.

 Imagem inline 2  Imagem inline 3 
Note o senhor de camisa branca. Na pista atrás dele, recentemente foi colocado um radar, mas placa de sinalização e placa de ônibus para o Pedestre...note-se que não há nenhuma, basta ampliar as fotos.

Imagem inline 4
A BHTRANS, não  colocou placas de ônibus, em pontos provisórios durante esta obra. 
Não sabemos os números dos ônibus que param nos pontos. Existem apenas  uns tijolinhos laranja escrito apenas "ÔNIBUS"....o que não é o caso deste ponto em frente ao IAPI
Mas não é qualquer linha que para aí, e o pedestre tem que adivinhar qual é,  perdendo  seu tempo. 
Muitas pessoas já perderam empregos, ou consultas médicas, ou outros compromissos igualmente sérios, sem recorrer aos órgãos competentes para registrar o dano sofrido.
Por ser um local de fluxo de muitas crianças, idosos e doentes, deveria haver respeito ao cidadão, por parte dos Órgãos competentes. 
Porém estes não são os únicos usuários de ônibus nesta região.

Estes dois pontos de ônibus - um em frente ao IAPI e outro em frente à Igreja São Cristóvão - atendem: HOSPITAL ODILON BEHRENS; IGREJA SÃO CRISTÓVÃO (PADROEIRA DO SANTO PROTETOR DOS MOTORISTAS), DELEGACIA DA POLICIA CIVIL,  IGREJA BATISTA DA LAGOINHA,  2 ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL,, UMA DO GOVERNO DO ESTADO E OUTRA MUNICIPAL, 5.400 MORADORES DO CONJUNTO IAPI, PEDREIRA PRADO LOPES, BAIRROS: SÃO CRISTÓVÃO, SANTO ANDRÉ, LAGOINHA, CONCÓRDIA.

Conforme eu narro a situação que me encontrei, após perder o ônibus, tive que descer a Avenida por um local que é risco de vida para o pedestre, vejam:
Imagem inline 5 Observe que o lugar onde o pedestre ficou confinado pelos profissionais "competentes", não tem divisória alguma, e pior, ele afunila em um lugar onde tem 2 placas de sinalização para pedestre....Em um lugar de grama...ou era grama, e agora é puro barro....

Imagem inline 6
Isso é o cúmulo da falta de respeito e profissionalismo. 
O lugar onde tem estas palcas, não tem semáforo e termina em um gradil, onde o pedestre não pode ultrapassar! 
Desnecessário é, dizer que esta pista da Avenida Antônio Carlos, foi planejada para alta velocidade. 
Nestes dois locais constantemente acontecem atropelamentos...as autoridades, sabem disso, e alguns destes atropelamentos são seguidos por morte. No dia da inauguração das obras nestes locais, um funcionário da obra, foi atropelado  em frente às autoridades uma das quais o ex-Governador Aécio Neves...e nada foi feito para a segurança dos pedestres.

Os viadutos desta região, ajudam muito aos veículos. Melhorou muito o fluxo do trânsito. Porém fizeram uma coisa, tipo passarela para pedestre na mesma construção da pista do viaduto...em curva e não leva o PEDESTRE ao outro lado da avenida ...leva apenas à parte onde não se pode transitar, ou seja, esta pista leva o pedestre diretamente no trânsito da avenida...
Lógico que os moradores de rua fazem deste o seu espaço "higiênico"!

Em fim, voltando ao meu drama e de outras pessoas, havia no centro uma greve de Bancários e Caminhadas políticas na Praça Sete. Isso já eram 15:30. Num trânsito caótico e totalmente paralisado.  Eram 16:00 eu ainda estava em frente ao Mercado Central. Meu compromisso foi perdido, 50 pessoas que me esperavam, tiveram que me ouvir queixar do trânsito que foi o motivo de tamanho transtorno.
Eu e toda a população, acreditamos que podemos fazer uso dos ônibus da cidade. Garantimos o emprego de milhares de pessoas e a boa vida dos Empresários das Linhas destes ônibus, sem contar aos órgãos competentes, e ainda somos contribuintes e eleitores.

Em nome de toda a população que faz uso dos ônibus nestes dois únicos locais (posso citar outros muitos), fica aqui registrado meu protesto e reivindicação para que sejamos respeitados como cidadãos e contribuintes. Queremos respeito, queremos sinalização, queremos segurança, queremos placas de ônibus, queremos semáforos, queremos passarelas uma em frente à delegacia e outra em frente à Igreja Batista da Lagoinha. 
Queremos viver com dignidade e segurança e a ninguém permitimos nos inibir o uso dela.

Peço que, quem compartilha deste risco e estresse, 
que divulgue esta reclamação, 
quem sabe alguma autoridade pode ver e tomar alguma providência!
TOMARA QUE TODOS OS CANDIDATOS A VEREADOR, SE UNAM AOS CANDIDATOS A PREFEITO E JUNTOS RESOLVAM URGENTE ESSA SITUAÇÃO VERGONHOSA PARA OS ÓRGÃOS PÚBLICOS!

Estamos prontos para fazer uma Paralisação geral, neste local. 
Queremos fechar o trânsito, e convidar imprensa e sindicatos de motoristas, empresas de táxi, hospitais...para uma mobilização clamando pelos nossos direitos à vida!
Ainda não tivemos uma atitude drástica como esta, mas....estamos cansados de sermos passivos...não vamos ficar parados por muito mais tempo!
Tomara que não seja preciso e alguém faça alguma coisa a nosso favor. 
A favor do PEDESTRE!



Nenhum comentário: